Recursos educativos acessíveis em museus, com Aline Rocha, Vera Souza, Vania Mefano, Claudia Reinoso, Mariana Melo e Fernanda Garcia

A oficina tem como proposta experimentar os recursos educativos acessíveis produzidos no contexto do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural para o Museu da Geodiversidade. Compreender a importância do desenvolvimento de recursos acessíveis e adaptados ao público com deficiência é o objetivo fundamental da oficina, que contará com a participação das crianças e adolescentes acompanhados no ambulatório infantil do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, que utilizarão os recursos educativos acessíveis apresentados.
Público alvo: estudantes de terapia ocupacional que acompanharão as atividades como observadores.

Dia 2, sexta-feira, de 10h às 12h e de 14h às 16h
Local: Museu da Geodiversidade/UFRJ – Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ

Aline Rocha – Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2006); Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2009); Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014) e Doutora em Ciências (Geologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014). Atualmente é museóloga do Museu da Geodiversidade (MGeo – IGEO – UFRJ), perita credenciada do Ministério da Cultura (MinC) desde 2010, pesquisadora do Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozoicas (LECP – UNIRIO) e membro do Centro de Cultura e Estudos em Museologia e Patrimônio (CCEMP). Atua principalmente nos seguintes temas: Museologia, Museografia, Conservação, Patrimônio Natural (com ênfase em Patrimônio Geológico e Geoconservação) e Museus Acessíveis.

Miryam Bonadiu Pelosi é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado (2000) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora da área de Tecnologia Assistiva e Inclusão Escolar coordenada o LabAssistiva, e desenvolve estudos, produtos e serviços no Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva da UFRJ.

Vera Lucia Vieira de Souza – Possui graduação em Terapia Ocupacional, pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta/ Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro – ERRJ-ABBR (1978), Doutorado (2015) E Mestrado (2000) em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenando o Núcleo de Saúde da criança. Atuou como Vice-coordenadora do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional (2015) e chefe do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira- IPPMG/UFRJ (2012-2015). Tem experiência na atenção a crianças, jovens e adultos com deficiências e alterações funcionais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, reabilitação, pessoa com deficiência, tecnologia assistiva, comunicação alternativa e ampliada, educação inclusiva, educação infantil, brincar, acessibilidade cultural, atenção à crianças no contexto ambulatorial, hospitalar, domiciliar, escolar e cultural.

Vania Mefano – Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta / Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro-ERRJ-ABBR (1980) e Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública.Trabalha na Universidade Federal do Rio de Janeiro, como Professora Assistente Efetiva/DE do Departamento de Terapia Ocupacional e desenvolve suas ações de docência e projetos de extensão nas áreas de Atenção Básica, Educação Inclusiva e Desenvolvimento Infantil. É associada a Worl Federation of Occupational Therapistsl. Foi representante governamental da Saúde do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência- CONDEF e vice presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio de Janeiro- ATOERJ .

Claudia Reinoso Araújo de Carvalho – Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Vice-coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, realizado em parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Ministério da Cultura. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz- ENSP/FIOCRUZ. Mestre em Saúde Pública e Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela mesma instituição. Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ. Terapeuta Ocupacional com ampla experiência no serviço público, especialmente nas áreas de Gerontologia, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Mariana de Souza Mello Ferreira – Mestranda do programa de Saúde Pública na área de Políticas Públicas e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP/FIOCRUZ. Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Terapeuta Ocupacional formada pela mesma universidade. Anteriormente foi bolsista PIBEX no projeto: A Terapia Ocupacional no atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade social. O uso de atividades auto expressivas e da abordagem de revisão de vida como recurso terapêutico

Fernanda da Silva Ferreira Garcia – Participou da Residência Cultural do Museu da Geodiversidade, concluiu a Especialização em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro mesma Universidade da graduação em Terapia Ocupacional. Durante a graduação foi bolsista do projeto TO BRINCANDO – Brinquedos e Brincadeiras para crianças com Síndrome de Down;, voluntária do projeto A Comunicação Alternativa e a parceria do curso de Terapia ocupacional com o portal ARASAAC; e monitora das seguintes disciplinas, Terapia Ocupacional Geral e Recursos Terapêuticos.

Vagas: 10 por oficina

 

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