A musicalidade do surdo – Metodologia MusiLibras, com Irton Mário da Silva

Apresentar algumas das soluções inovadoras, desenvolvidas por mim durante uma residência artística em uma escola de surdos, para trabalhar os elementos que compõem a música, tendo como foco principal o ritmo e seus principais fundamentos tais como: pulso, velocidade, intensidade, entre outros, que foram trabalhados através de dinâmicas de percussão corporal utilizando lanternas, um alfabeto inédito em forma de sinais visuais para representar as figuras de tempo musical, um equipamento eletrônico composto por um sequenciador, onde são colocadas lâmpadas de cores e tamanhos variados formando frases musicais e que foi reconhecido como uma tecnologia assistiva na educação musical brasileira, entre outros.
Dia 7, quarta-feira, de 9h às 12h
Casa da Ciência – Rua Lauro Muller nº3 – Botafogo
Público alvo: Professores de música, educadores, gestores de espaços culturais, educadores surdos e interessados em geral.
Recursos necessários: Pede-se que os participantes tragam seus laptops e pendrive ou outro recurso USB

Irton Silva aka é Mestre Batman Griô, é músico, pesquisador de Cultura Popular, educador e artesão-luthier de instrumentos de percussão. Natural de Pernambuco. Iniciou suas pesquisas aos quinze anos de idade percorrendo diversas Nações de Maracatu, onde conheceu os principais Mestres Ferramenteiros dos Mais antigos Terreiros de Candomblé do estado de Pernambuco e que ainda preservam a tradição da confecção dos Tambores Sagrados que movimentam a energia dos maracatus de baque-virado e afoxés, entre outras manifestações da cultura afro-pernambucana.

Vagas: 30

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s